Curiosidades cervejeiras: e-book novo no ar!

Você, que aprecia uma boa cerveja e tem interesse em saber mais sobre esse tema, provavelmente já se perguntou muitas coisas sobre esse mundo maravilhoso.
A expansão das cervejas artesanais no Brasil abriu um novo universo de possibilidades para quem já era apaixonado pela bebida. Com isso, surgem dúvidas, questionamentos e polêmicas.
Por isso, reunimos aqui algumas curiosidades que todo apreciador de cerveja precisa saber. Esperamos que goste! Clique aqui e faça o download gratuito do e-book.

Qual a importância da água para a cerveja?
A água representa o insumo mais volumoso da cerveja, podendo chegar a 94% do produto final dependendo do estilo da bebida. Nos tempos primórdios, as cervejarias eram instaladas nos leitos dos rios, porque a qualidade da cerveja estava ligada à qualidade da água.
Depois do século XX, as novas tecnologias permitiram que as fábricas fossem instaladas independentemente da qualidade da água no local.

Os rituais cervejeiros
Na hora de tomar uma cerveja, é fundamental entender a importância de determinados rituais que, muitas vezes, são considerados apenas manias.
O copo, por exemplo, faz toda a diferença na hora de degustar determinado tipo de cerveja. Cervejas mais alcoólicas, por exemplo, requerem taças com maior abertura da boca para volatização do álcool e tem a barriga avantajada para melhor aquecimento da bebida no contato com as mãos.
Além disso, a espuma da cerveja também é muito importante na hora de degustar. Ao contrário do que muitos pensam, a espuma é muito valiosa. Ela evita a oxidação mantendo o aroma da bebida e funciona, também, como isolante térmico.
Existem lugares, inclusive, que cobram 15% a mais de clientes que pedem o copo sem espuma. Entre os cervejeiros experientes, esses clientes são considerados cervejeiros amadores.

curiosidades cervejeiras

Beba menos, beba melhor
As cervejas especiais normalmente trazem uma carga histórica e cultural muito grande e os ingredientes nobres que utilizam são capazes de criar sensações dificilmente percebidas em cervejas mainstream. Então, mais do que beber um líquido, o exercício se torna um momento de prazer, de descoberta, em que o que importa não é o volume, mas a experiência gastronômica.

Cultura Cervejeira
Nosso objetivo com o Cultura Cervejeira é expandir o conhecimento neste universo, registrando nossas experiências, relatando nossas impressões, engrossando uma tendência que está em franco crescimento no Brasil, que é o ensino de cerveja.
Embora tenha sido negligenciada durante vários períodos, a cerveja tem uma importância enorme na história da humanidade. Desde o surgimento das grandes civilizações, a cerveja vem desempenhando um papel fundamental na construção da sociedade.
Para estabelecer uma cultura cervejeira no País, é essencial reconhecer e entender a importância dessa bebida milenar.
Buscamos compartilhar conhecimento, curiosidades e informações a respeito dessa bebida que, além de ser o melhor lubrificante social conhecido, ajudou a construir a civilização tal qual conhecemos hoje.

Cultura Cervejeira também é para você
Este movimento não é apenas para fabricantes e homebrewers experientes. O Cultura Cervejeira é para amantes dessa bebida, pessoas que se interessam pelo tema e querem saber mais.
Um bom apreciador de cervejas merece saber mais sobre elas. Se você quer saber mais sobre cervejarias, história e cultura, esse é o seu lugar. Aliás, para materializar todos esses conhecimentos adquiridos, elaboramos um minicurso on-line com 3 horas de duração. Nele o nosso beer sommelier e mestre cervejeiro, Marco Falcone, conta a história da cerveja ao longo das civilizações, dá um panorama das principais escolas e estilos, ilustra o mercado brasileiro de cervejas e ainda conduz os inscritos em 6 harmonizações guiadas. Tentador, não? Para saber mais acesse: www.culturacervejeira.com.br

Vamos juntos? Seja bem-vindo ao Cultura Cervejeira!

Saúde e prosperidade,


Equipe Cultura Cervejeira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falke Bier é escolhida "Cervejaria do Ano na América Latina" pelo blog canadense "World of Beer"

Viagem ao Peru

Lançamento da Larouse da Cerveja, no Bar Anhanguera em São Paulo